RTP suspende comentários de Sócrates e Sarmento

Os comentários semanais de José Sócrates e de Nuno Morais Sarmento na RTP podem ser suspensos durante o período oficial da campanha para as eleições europeias. A possibilidade está a ser ponderada pela direção de informação do canal público por uma questão de "autorregulação".

De acordo com José Manuel Portugal, diretor de Informação da RTP, a decisão definitiva será tomada até ao final da semana.

"É uma questão de autorregulação. Nós temos responsabilidade e vamos avaliar bem a situação, depois tomaremos uma decisão", afirmou o responsável aoCorreio da Manhã.

‘A Opinião de José Sócrates', ex-primeiro-ministro, do PS, conduzido por Cristina Esteves, vai para o ar todas as segundas-feiras, enquanto ‘A Semana de Morais Sarmento', ex-ministro dos Assuntos Parlamentares, do PSD, é transmitido às quintas-feiras, com apresentação de João Adelino Faria.

José Manuel Portugal garante que caso os comentários venham a ser suspensos voltarão imediatamente após as eleições para o Parlamento Europeu, que deverão ocorrer no dia 25 de maio próximo.

Esta hipótese está a ser avaliada após as direções de informação da RTP, SIC e TVI ameaçarem boicotar a cobertura da campanha para as europeias por considerarem que os projetos de lei do PS, CDS e PSD, que preveem alterações à lei eleitoral, "violam princípios essenciais do jornalismo e representam uma ingerência inaceitável e perigosa do poder político na liberdade editorial". A votação, agendada para a passada sexta-feira, foi adiada.

fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/

publicado por adm às 21:21 | comentar | favorito