Nova nota de 10 euros pode não funcionar em todos equipamentos

O Banco de Portugal revelou que nem todos os equipamentos de pagamento vão estar aptos para receber as novas notas de 10 euros, que entram em circulação na terça-feira na área do euro. 

"Não podemos garantir que todos os equipamentos estejam aptos a aceitar a nova nota de 10 euros já a partir de amanhã", terça-feira, afirmou o administrador do Banco de Portugal João Amaral Tomaz na conferência de imprensa da apresentação da nova nota de 10 euros. 

Na mesma conferência, Pedro Marques, director adjunto do departamento de emissão e tesouraria do Banco de Portugal, acrescentou que "o problema é que os equipamentos [de pagamento] são dos comerciantes ou das empresas que têm parques de estacionamento", pelo que "o Banco de Portugal não pode obrigar a que tenham máquinas de 'vending'". 

Questionado sobre o caso específico do pagamento das portagens, Pedro Marques disse que o Banco de Portugal “tem a indicação de que as máquinas vão estar preparadas para o pagamento com as novas notas” já na terça-feira.

Com a entrada em circulação da nova nota, os cidadãos podem continuar a utilizar a nota de 10 euros da primeira série, sem restrições. Em comunicado, o banco central recorda não ser necessário fazer qualquer troca e que ninguém está mandatado para as recolher em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária.

A nova nota pertence à série “Europa”. A primeira nota da série a entrar em circulação foi a nota de 5 euros, em Maio de 2013. Foram introduzidos novos elementos que as tornam mais seguras e resistentes à contrafacção.

fonte:http://rr.sapo.pt/i

publicado por adm às 23:01 | comentar | favorito