Luz pode subir 3,3% no próximo ano

Um aumento de 3,3% no preço da electricidade em 2015. Esta é a proposta da entidade reguladora que ainda vai ser submetida ao conselho tarifário.

Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), as tarifas transitórias para os consumidores domésticos que ainda se encontram na tarifa regulada devem, assim, subir em média 3,3% no dia 1 de Janeiro, sendo susceptíveis de revisão trimestral.

Esta variação significa um acréscimo de 1,14 euros por mês numa factura de cerca de 35 euros.

Já a tarifa social para os consumidores considerados economicamente vulneráveis terá uma redução de 14%, o que corresponde a um decréscimo de 3,11 euros numa factura média mensal de electricidade de 19,1 euros, de acordo com a proposta apresentada.

O Governo aprovou recentemente, em Conselho de Ministros, o alargamento da abrangência das tarifas sociais de electricidade, estimando que possa beneficiar cerca 500 mil consumidores.

A decisão sobre o aumento do preço das tarifas de electricidade vai ser conhecida daqui a dois meses.

As tarifas transitórias para os cerca de 2,5 milhões de consumidores que ainda não migraram para o mercado liberalizado aplicam-se a partir de 1 de Janeiro de 2015, sendo susceptíveis de revisão trimestral, enquanto a tarifa social vigora durante todo o ano.

fonte:http://rr.sapo.pt/i

publicado por adm às 22:30 | comentar | favorito