IRS: Faltam entregar dois terços das declarações

Faltam dez dias para terminar o prazo para a entrega das declarações de IRS da 2ª Fase, mas cerca de dois terços dos contribuintes ainda não submeteu a sua declaração no Portal das Finanças.

O site da Autoridade Tributária e Aduaneira registou até esta quarta-feira a receção de 646 416 declarações de rendimentos de contribuintes que no ano passado tiveram rendimentos de trabalho independente, de rendas, de capitais, receberam dividendos ou realizaram mais-valias.

Por comparação com o total de declarações submetidas no ano passado e que ascenderam a 1,86 milhões, o número até agora registado indica que apenas pouco mais de um terço dos contribuintes integrados na 2ª Fase procedeu ao acerto anual de contas com o fisco.

O volume de contribuintes, sobretudo trabalhadores independentes, que ainda não formalizou esta obrigação declarativa sugere que o ritmo se vai intensificar daqui para a frente, o que aumenta a probabilidade de o acesso ao Portal se tornar mais difícil, à semelhança do que aconteceu no final de abril quando começou a aproximar o final do prazo da 1ª Fase (dedicada aos que apenas têm a declarar rendimentos de pensões ou de trabalho por conta de outrem).

Os mais recentes dados estatísticos oficiais sobre o IRS mostram que em 2012 reportaram rendimentos de trabalho independente 895,4 mil pessoas e que 376 mil contribuintes declararam rendimentos de rendas.

 fonte_http://www.dinheirovivo.pt/E

publicado por adm às 20:22 | comentar | favorito
tags: