Contribuintes podem ter cartão para pedir factura

O Fisco lançou um cartão para facilitar o pedido de facturas com o Número de Identificação Fiscal (NIF).

De acordo com o email que está a ser enviado aos contribuintes, o cartão e-factura dispensa a comunicação do número de contribuinte aos comerciantes, sem ter de a declarar "verbalmente aos comerciantes".

O cartão pode ou não ser emitido com o nome do contribuinte e tem um código de barras, que permite obter automaticamente o NIF nas empresas que tenham sistemas de leitura óptica de código de barras associado ao sistema de facturação.

"A utilização do cartão evita erros de digitação, reduz o tempo de atendimento nas compras e auxilia o comerciante na sua obrigação de emissão de factura, explica ainda o email. O cartão é gratuito e pode imprimir-se as vezes que se quiser.

As facturas com NIF são essenciais para que os contribuintes possam concorrer ao sorteio de carros do Fisco.

As Finanças dão ainda conta que já se encontra disponível o valor provisório do crédito de IRS (benefício e-factura) a que os contribuintes têm direito pelas facturas que exigiram com o NIF.

O incentivo tem um limite de 250 euros e refere-se a 15% do IVA gasto com despesas de quatro sectores: restauração, oficinas de carros e motociclos e cabeleireiros.

Os contribuintes devem verificar no Portal das Finanças os valores indicados e registar as que não constem do site. Os contribuintes têm até 10 de Março para o fazer.

 

 fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 21:24 | comentar | favorito