Novas portagens nas SCUT afectam 42 mil automobilistas

Portagens nas SCUT do Algarve, Beiras Alta e Litoral, Beira Interior e Interior Norte vão avançar até ao fim do mês.

A introdução de portagens nas últimas quatro concessões SCUT (sem cobrança aos utilizadores), prometida pelo Governo até ao final do presente mês, vai afectar cerca de 42 mil utilizadores por dia.

Segundo os dados divulgados pelo órgão regulador do sector rodoviário, o InIR - Instituto Nacional de Infra-estruturas Rodoviárias, no primeiro semestre deste ano, com quebras gerais em todas as concessionárias SCUT, o tráfego médio diário conjunto nestas quatro SCUT foi de 42.248 automóveis diários.

É essencialmente sobre este universo que vai incidir a medida anunciada na passada sexta--feira, na Assembleia da República, por Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia, durante a apresentação das linhas orientadoras do PET - Plano Estratégico de Transportes, para o período de 2011 a 2015.

No primeiro semestre deste ano, foi a SCUT do Algarve a que registou mais tráfego, com uma média diária de 14.548 veículos. É também sobre esta SCUT, que liga Lagos até à fronteira espanhola, em Vila Real de Santo António, que a contestação tem sido mais forte, não só em Portugal, mas também do lado de Espanha, uma vez que é muito utilizada por turistas espanhóis que visitam regularmente o Algarve.

fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 08:25 | comentar | favorito