Morreu Salvador Caetano (1926-2011)

Faleceu hoje, ao fim da manhã, Salvador Fernandes Caetano, fundador do grupo com o mesmo nome, responsável pela entrada da Toyota em Portugal, no final dos anos 60 do século passado (1968).

O grupo, que entretanto cresceu e diversificou as suas actividades, continua a ser o importador nacional da marca japonesa.

Salvador Fernandes Caetano sofria há bastante tempo de doença terminal. O seu estado de saúde piorou significativamente no último fim-de-semana, vindo a falecer hoje ao fim da manhã.

Curiosamente o “Mister Toyota” português, como se lhe poderia chamar, começou a sua bem sucedida carreira de negócios na área das carroçarias. De facto, nasceu (em 2 de Abril de 1926) em S. Lourenço, freguesia de Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia, o “berço” daquela especialidade do ramo automóvel em Portugal, na qual começou a trabalhar com apenas 11 anos de idade.

Aos 18 estabeleceu-se por conta própria e, dois anos mais tarde, criou a sua primeira empresa, a Martins & Caetano & Irmão, Lda., uma fábrica de carroçarias, do seu império económico.

Desde então, o crescimento do grupo foi constante: o primeiro contrato de exportação de autocarros para Inglaterra, em 1967, e a representação da Toyota em Portugal, em exclusivo, a partir do ano seguinte são dois dos marcos sonantes a que se junta a construção de uma das melhores unidades industriais de montagem de automóveis em Ovar, inaugurada em 1971.

Os negócios do grupo, além de se terem diversificado, estenderam-se para o estrangeiro (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Cabo Verde e Angola). Com 50 anos de actividade, Salvador Fernandes Caetano tinha criado mais de meia centena de empresas, num grupo avaliado em centenas de milhões de euros. Salvador Fernandes Caetano deixou três filhos (Angelina, Salvador Acácio e Ana Maria).

A sucessão foi atempadamente preparada logo a partir de 2008 com uma reestruturação profunda do grupo e, há pouco mais de um ano, com um ajustamento interno no qual foi dividido o controlo das três principais sub-holdings: Toyota Caetano Portugal S.A., que agrega o negócio industrial e da representação automóvel Toyota; Salvador Caetano Auto (SGPS), S.A., que agrega, o negócio de retalho automóvel multimarca para o mercado ibérico; e Salvador Caetano.Com (SGPS), S.A., que constitui o negócio na área das tecnologias de informação.

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

publicado por adm às 23:57 | comentar | favorito