Eurodeputados querem impôr limite de 30 km/h em zonas residenciais

O Parlamento Europeu quer limitar aos 30 quilómetros/hora a velocidade máxima de circulação rodoviária nas zonas residenciais que não tenham faixa específica para ciclistas, segundo um relatório aprovado, esta terça-feira, em Estrasburgo.

Por outro lado, os eurodeputados defendem a instalação de dispositivos que impeçam o arranque dos veículos em caso de alcoolemia ("alcolocks") em todos os veículos comerciais de carga e de transporte de passageiros, desafiando a Comissão Europeia a apresentar uma medida legislativa nesse sentido até 2013.

Os eurodeputados recomendam também a instalação obrigatória de "alcolocks" como medida de reabilitação para os condutores que já tenham sido penalizados várias vezes por conduzir em estado de embriaguez.

As recomendações incluem ainda a elaboração urgente de um novo programa de acção europeu para a segurança rodoviária que, nomeadamente, harmonize os sinais e regras de trânsito, bem como a taxa de alcoolemia na UE.

Os objectivos estabelecidos pelo hemiciclo para esta década são a redução em 50% das mortes nas estradas europeias, em 40% do número de feridos em perigo de vida, em 60% do número de vítimas mortais entre as crianças até aos 14 anos e em 50% do número de peões e ciclistas mortos em acidentes rodoviários.

O PE propõe ainda a criação, até 2014, do cargo de coordenador da segurança rodoviária da UE, que deverá ajudar os Estados-Membros a pôr em prática o programa de cação europeu.

Segundo dados de Bruxelas, em 2009, mais de 35 mil pessoas morreram nas estradas da UE - uma situação que corresponde à queda de cerca de 250 aviões comerciais de média dimensão cheios de passageiros - e 1,5 milhões sofreram ferimentos, que levam frequentemente a incapacidades permanentes.

O custo dos acidentes de viação para a sociedade está estimado em cerca de 130 mil milhões de euros anuais.

fonte__:http://www.jn.pt/

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