Vodafone foi a que mais clientes captou no serviço de Internet fixa

A operadora liderada por Mário Vaz foi a que captou a maior quantidade de clientes no serviço de Internet fixa no terceiro trimestre, tendo reforçado a quota de mercado num trimestre marcado pela conclusão da fusão entre a Zon e a Optimus.

O mercado de Internet chegou ao final do terceiro trimestre com 2,5 milhões de acessos fixos, o que representa um crescimento de 1,7% face aos três meses precedentes, anunciou a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom). Em termos homólogos, o crescimento foi de 6,7%.

 

A tecnologia que suportou a maior parte do crescimento foi a fibra óptica, que cresceu 4,4%, no último trimestre e 26,8% em termos homólogos.

 

A Portugal Telecom continua a deter a liderança do mercado fixo de Internet, com uma quota de 51,1%, apesar da deterioração de 0,4 pontos percentuais durante o trimestre. Já a Vodafone alcançou uma quota de 5,1% e foi a que mais aumentou o número de acessos, bem como a quota de mercado, que reforçou em 0,6 pontos percentuais.

 

A Zon Optimus terminou o terceiro trimestre com uma quota de mercado 36,8%, que compara com as quotas da Zon Multimédia (32,7%) e Optimus SGPS (4,3%), cujo valor combinado era de 37% no trimestre anterior. A fusão entre as duas operadoras que originaram a Zon Optimus deu-se durante o terceiro trimestre, a 27 de Agosto.

 

Na Internet de banda larga móvel o crescimento foi de 5,6%, nos três meses que terminaram no final de Setembro, com o número de acessos a saldar-se em 3,7 milhões. Um crescimento suportado pelo número de utilizadores de smartphones, segundo a Anacom. Na Internet móvel a líder é a TMN, com 43,2% dos clientes activos do mercado, seguida pela Vodafone, com 36,8%, e a Zon Optimus, que detém 19,8% do mercado.

 

Internet móvel “valeu” 260 milhões de euros no terceiro trimestre

 

As receitas do serviço de Internet móvel recuaram 1,1%, em termos homólogos, no terceiro trimestre, para um total de 260 milhões de euros. Já as receitas com a Internet fixa, tanto no serviço único como nos pacotes de serviços, saldaram-se em 782 milhões de euros, crescendo 5,9 milhões de euros face ao mesmo trimestre do ano anterior.

 

No final do terceiro trimestre, 89,7% dos clientes da banda larga fixa eram-no no âmbito de um pacote de serviços. Cerca de 9% eram clientes de pacotes com dois serviços (“double-play”) e 80,7% eram clientes de pacotes com três ou mais serviços, segundo a Anacom.

fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/

publicado por adm às 22:17 | comentar | favorito
tags: