Nove das dez marcas de automóveis mais vendidas sobem até Setembro

Apesar de o comparativo com 2012 ter como base o pior ano de sempre de vendas de carros em Portugal nas últimas décadas, a verdade é que o mercado nacional vai dando alguns sinais de recuperação ainda que considerados "ténues" para as marcas.

Segundo a ACAP, a venda de automóveis ligeiros aumentou 5,9% até Setembro (90.345 carros), face ao mesmo período homólogo. O mercado na globalidade, que junta ainda os comerciais, os pesados de mercadorias e os pesados de passageiros, cresceu 5,7% no período em análise.

Se olharmos para o "top ten" das marcas mais vendidas, no segmento mais relevante (ligeiros de passageiros), verificamos que só a Citröen (ocupa a 9ª posição no ranking) quebrou nas vendas. 

Neste grupo, destaque para o desempenho das "marcas premium" alemãs. A BMW (4ª) e a Mercedes (5ª) que apresentam as maiores subidas percentuais neste grupo (mais 21,7% no primeiro caso e 30,3% no segundo). 

Em comunicado, a associação do sector ACAP salienta, no entanto, que "o mercado atingiu no ano de 2012 um volume anormalmente baixo, tendo sido mesmo o pior ano de vendas dos últimos 27". 

Deste modo, explica a associação, "os registos agora obtidos, apesar de apresentarem variações percentuais positivas, continuam a ser historicamente baixos quando comparados com anos anteriores, em termos de volume de mercado". 

fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/e

publicado por adm às 22:33 | comentar | favorito