Rui Costa é campeão do Mundo

Português obtém histórico triunfo em Florença.

Rui Costa tornou-se o primeiro ciclista português a conquistar o título mundial de estrada, impondo-se ao sprint na prova de 272,26 km realizada hoje em Florença. "É um sonho tornado realidade, significa toda uma vida, todo o esforço que fiz até aqui. Depois de ter vencido duas etapas da Volta a França, o objectivo era preparar da melhor forma o Mundial. Sentia-me em boa forma, mas nunca pensei que conseguiria conquistar este título", reconheceu à chegada o atleta de 26 anos.

Em declarações ao Económico, o novo campeão do Mundo explicou: "Tenho dedicado sempre as vitórias a várias pessoas, mas, desta vez, sinto que devo dedicar o título mais importante à Carla, minha noiva, pela dedicação e apoio que me dá sempre." Admitindo que "este Mundial foi muito complicado, duro, exigiu muito sofrimento também por causa do tempo chuvoso", o português salienta o momento em que arriscou tudo: "O mais importante é vencer, não o facto de o ter feito à frente de Rodríguez e Valverde. Tinha de agir como o fiz, caso contrário a esta hora o campeão mundial era o Rodríguez. Houve um pouco de sorte na parte final do sprint, mas dei tudo o que tinha para chegar à vitória."

O ciclista da Póvoa de Varzim ganhou ao sprint, derrotando os espanhóis Joaquín Rodríguez e Alejandro Valverde, com o tempo de 7h25m43s, o mesmo de Rodríguez e com Valverde, ex-companheiro do português na Movistar, a 16 segundos, tal como o italiano Vincenzo Nibali.

Tiago Machado foi 36º classificado a 2m01s do compatriota, enquanto André Cardoso desistiu após diversas quedas.

Rui Costa partiu para este Mundial como 10º classificado do ranking internacional, depois de ter brilhado em Julho com triunfos em duas etapas da Volta a França ainda com a camisola da Movistar, equipa que já trocou pela Lampre.

 

 

fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 19:41 | comentar | favorito