Mercado livre de electricidade perto dos dois milhões

O mercado livre de electricidade ganhou cerca de 68 mil clientes em Agosto, o que representou um crescimento de 3,7% em comparação com o mês precedente.

Segundo dados divulgados pela ERSE - Entidade Reguladora do Sector da Electricidade, no final do mês passado, o mercado livre de electricidade em Portugal totalizava já 12,93 milhões de clientes.

De acordo com o resumo informativo do mercado liberalizado de electricidade, divulgado pela ERSE e citado pela Lusa, "desde Janeiro até final de Agosto de 2013, entraram cerca de 870 mil clientes" no mercado livre de electricidade.

Desde Agosto do ano passado, o número de consumidores no mercado livre "praticamente triplicou, tendo-se registado uma aceleração das migrações para o regime de mercado desde Dezembro de 2012", adianta o referido resumo informativo da ERSE.

No que respeita ao consumo anualizado, houve, em Agosto, um crescimento de cerca de 1,5% relativamente ao mês anterior, em linha com a taxa de crescimento médio anual registada desde Agosto de 2012.

Segundo os dados divulgados pelo regulador, a EDP Comercial continuou a ser o principal operador no mercado livre, quer em número de clientes (cerca de 84%), quer em consumos (cerca de 44% dos fornecimentos). A empresa do grupo EDP registou uma ligeira redução de quota de clientes em Agosto relativamente a Julho, na casa de 0,1%, mas subiu a quota de consumo, também em 0,1%.

A Iberdrola aumentou a quota em 0,3 pontos percentuais, enquanto a Endesa reduziu a sua quota em 0,1 pontos percentuais. No conjunto, EDP Comercial, Iberdrola e Endesa, os três principais operadores do mercado, representavam no final de Agosto cerca de 86% dos fornecimentos de energia no mercado livre e detinham cerca de 94% dos clientes que operam neste mercado.

O processo de liberalização do mercado retalhista de energia eléctrica está em período de transição, com a liberalização plena prevista para o final de 2015.

 

fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 22:25 | favorito