Adesão das famílias portuguesas aos pacotes de telecomunicações é superior à média europeia

No final de 2012 existiam 99 ofertas de pacotes com dois ou mais serviços. Os mais populares são os “triple play”, que representam 73% do total. A descida dos preços, cerca de cinco euros entre 2010 e 2012, tem ajudado à receptividade dos portugueses a este tipo de serviços. A PT é a operadora que domina o mercado dos pacotes de serviços.

A taxa de penetração dos pacotes de serviços de telecomunicações nas famílias portuguesas é superior à média europeia. De acordo com o estudo “E-communications Household Survey”, citado pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), em Março de 2013 cerca de 49% das famílias portuguesas tinha um pacote de serviços, ao passo que a média europeia era de 45%.

 

Segundo um outro estudo elaborado pela Anacom, cerca de 60% dos lares portugueses têm um pacote de serviços, que engloba dois ou mais serviços, o que se traduz em 2,4 milhões de pessoas com pacotes de serviços.

 

Os pacotes mais contratualizados são os “triple play” (internet, telefone fixo e televisão), que representam 73% do total de pacotes, seguidos pelos “double play”. No caso dos pacotes compostos por dois serviços, os “double play” de telefone fixo e televisão representam 18% e os pacotes de telefone fixo e internet fixa cerca de 6%.

 

“A esmagadora maioria dos inquiridos valorizou a contratualização de pacotes de serviços, face à aquisição isolada dos mesmos, devido a vantagens como a factura única, a redução do preço face à compra isolada dos mesmos e a simplicidade associada ao pacote”, aponta o estudo para a elevada taxa de adesão aos pacotes de telecomunicações.

 

Um outro factor que tem ajudado à popularidade destes serviços é a diminuição dos preços nos últimos dois anos. De acordo com a Marktest, o preço dos pacotes diminuiu entre o segundo trimestre de 2010 e o final de 2012, passando de uma média de 50 euros mensais para 45 euros.

 

Como explicação para a redução dos preços, o estudo aponta o “aumento de diversidade dos pacotes”, o “crescimento da concorrência” e o “aumento do período de fidelização”. No final de 2012 existam cerca de 99 ofertas de pacotes, com dois ou mais serviços fixos de telecomunicações.

 

No que toca às operadoras que fornecem este tipo de serviços, a Portugal Telecom lidera o mercado, com uma quota de 42,9%. A Zon é a segunda, com 40,4%, seguida da Cabovisão, com 10%. A Vodafone e a Optimus representam 3,8% e 2,9%, respectivamente, deste mercado.

 

fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/e

publicado por adm às 23:16 | comentar | favorito