Portugueses mais tristes

A crise, a falta de dinheiro, a saúde e, sobretudo o desemprego colocaram Portugal no 85º lugar na lista da ONU, dedicada à felicidade. No segundo relatório sobre o tema e em que se incluem 156 países, o País passou do 73º lugar para o 85º lugar, pior do que o povo das Honduras (84º), mas melhor do que o Gana (86º).

Os portugueses ficaram mais tristes entre 2010 e 2012, e ocupam a pior posição face aos países mais afetados pela crise europeia ou com programa de ajuda externa: gregos (70º), Itália (45º) espanhóis (38º lugar) e a Irlanda (18º lugar).

O campeão da felicidade fica no norte da Europa, na Escandinávia: é a Dinamarca. Aliás, os países nórdicos são os que apresentam resultados melhores na medição da felicidade, instituída pelas Nações Unidas em 2012, com a ajuda de especialistas norte-americanos.

Tal como no ano passado, o povo mais triste é o do Togo.

Na Europa, o país com resultado pior é a Bulgária: 144º lugar.

Na prática, as Nações Unidas avaliam a felicidade pela família, capacidade económica, educação, perceção de corrupção e capacidade económica. Em Portugal, numa escala de 1 a 10, a média nacional foi de 5,1, ponderando todos os fatores.

fonte;:http://www.cmjornal.xl.pt/n

publicado por adm às 22:04 | comentar | favorito
tags: