Consumo de electricidade aumentou em Julho

O consumo de electricidade aumentou em Julho pela terceira vez este ano, reduzindo a queda verificada desde Janeiro para 0,5%.

Em julho, o consumo de energia elétrica aumentou 3,3% em relação ao período homólogo, um crescimento que baixa para 0,1% com a correção do efeito da temperatura acima dos valores normais e o número de dias úteis.

Segundo os dados da REN, em março e em abril, o consumo de eletricidade também contrariou a redução dos últimos dois anos (2011 e 2012), levando a uma redução da queda dos primeiros sete meses do ano para 0,5% corrigidos os efeitos de temperatura e dias úteis.

Na quinta-feira, na conferência de imprensa de divulgação dos resultados relativos ao primeiro semestre, o presidente da REN, Rui Cartaxo, destacou que o consumo de energia em Portugal revela que "a parte pior da retração económica já passou".

"O que temos observado é que o nível das variações negativas se começou a atenuar há três ou quatro meses. Não podemos concluir, do consumo de energia, que a economia esteja em recuperação, mas podemos concluir que a deterioração da situação foi quase estancada", declarou Rui Cartaxo ainda antes de conhecidos os números relativos ao mês de junho.

No último mês, as condições meteorológicas foram pouco favoráveis para produção eólica e hídrica, reduzindo a produção renovável a 31% do consumo nacional, o valor mensal mais baixo ocorrido este ano.

Ainda assim, nos primeiros sete meses do ano, a produção renovável equivaleu a 64% do consumo nacional - 33% para as hídricas, 24% eólicas, 5% biomassa e 1% fotovoltaicas.

De todas as fontes renováveis, até julho, destaca-se a produção hídrica, que aumentou 216% em relação ao período homólogo de 2012.

O mês de julho destacou-se ainda pelo saldo importador mais elevado de sempre, tendo a eletricidade comprada em Espanha abastecido cerca de 25% do consumo nacional.

 fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 00:11 | comentar | favorito