Capucho quer Rui Rio na corrida a primeiro-ministro

António Capucho considera que o melhor candidato a primeiro-ministro na actual situação é o presidente da câmara do Porto, Rui Rio. "Sinceramente, apostaria no Rui Rio que é aquele que neste momento está liberto de qualquer responsabilidade nestas trapalhadas. Tem estado a gerir a Câmara do Porto magistralmente, sai com um prestígio enorme como autarca. É uma hipótese", disse.  

À Renascença, o social-democrata defende eleições antecipadas, diz que o PSD está em dissolução e que espera que o partido encontre rapidamente alternativas, deixando críticas à forma como esta crise política está a ser gerida.

António Capucho diz que o primeiro-ministro deixou de pensar no interesse do país e espera, por isso, que o PSD escolha um novo líder, para não dar o poder "de bandeja" ao Partido Socialista. 

O também ex-presidente da Câmara de Cascais acusa Passos Coelho de estar agarrado ao poder e só entende a atitude do primeiro-ministro de não se demitir como uma estratégia partidária. "Tudo isto é feito de uma forma em que se despreza os interesses nacionais e se actua como um bando de garotos, autenticamente", critica. 

"A estabilidade não é um fim em si mesmo e, por outro lado, o Governo garante-nos que a situação financeira do país e as necessidades de financiamento estão controladas pelo menos até ao final do ano e muito provavelmente até meados do ano que vem", observa. "Não é nenhum drama, drama é o país e a situação em que estes governantes deixam o país", aponta António Capucho.

O Presidente da República vai receber amanhã o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas. A demissão resultou, entre outros factores, da saída do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e da subsequente nomeação da agora ex-secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, para o cargo. 

Depois de Passos Coelho, Cavaco Silva vai reunir em Belém com os partidos que têm assento parlamentar.

fonte:http://rr.sapo.pt/

publicado por adm às 23:21 | favorito
tags: