Hospital de Braga é o mais eficiente na gestão de cirurgias

O Hospital de Braga é, no seu grupo de referência, "o mais eficiente" na gestão das cirurgias programadas, tendo em conta critérios como procura, oferta, transferência, qualidade no acesso e produtividade. A conclusão é do Relatório da Atividade Cirúrgica Programada que teve o ano de 2012 como referência. A classificação foi divulgado pela Administração Central dos Sistemas de Saúde.


O Hospital de Braga atinge uma posição relativa média de 84%, "a mais alta dos hospitais de todo o país com a mesma dimensão e características e a segunda mais alta de todos os hospitais nacionais".

O estudo teve como base de análise ao desempenho dos hospitais nas cirurgias programadas, foram levadas em atenção vertentes como a acessibilidade, produtividade e processo de gestão de listas de espera.

Este relatório torna, ainda, evidente que o Hospital de Braga foi, do seu grupo, aquele que registou maior crescimento na acessibilidade às propostas cirúrgicas (procura), contribuindo de forma significativo para o aumento dos níveis de acessibilidade da região Norte face ao resto do país.

Relativamente aos tempos de espera para cirurgia, o Hospital de Braga é aquele que apresenta o melhor desempenho a nível nacional. Ao nível da produtividade (doentes operados por médico cirurgião/anestesista) o Hospital de Braga regista o segundo melhor resultado do país, encontrando-se apenas a um ponto percentual do hospital com melhor desempenho nesta dimensão.

No passado mês de Maio, o Hospital de Braga já tinha registado excelentes resultados num outro estudo da ACSS (Benchmarking Hospitalar), tendo sido considerado o hospital mais eficiente do País, já que apresenta os mais baixos custos operacionais por doente, e aquele em que se registam os melhores resultados a nível nacional nas taxas de reinternamento a 30 dias, um indicador que afere a Qualidade Clínica e a Segurança do Doente.

 fonte:http://www.jn.pt/


publicado por adm às 21:34 | comentar | favorito