Máximas podem chegar aos 30 graus a partir de quinta-feira

O frio e a chuva que têm afectado Portugal nos últimos dias estão de saída e as temperaturas vão voltar a subir. 

“Para hoje, vamos ter, nas regiões do Norte e Centro, ainda céu muito nublado, mas com boas abertas a partir da manhã nas regiões do interior. Prevê-se ainda chuviscos no litoral, sobretudo, a Norte do Cabo Raso. Na região Sul, temos ainda uma nebulosidade baixa, mas que se vai dissipar ainda durante a manhã e o céu vai tornar-se pouco nublado”, refere à Renascença a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

“Depois, gradualmente, as temperaturas têm tendência a ir subindo a partir de dia 13, 14 e é provável que nesses dias, no interior do Alentejo, já tenhamos máximas na ordem dos 30 graus, sendo que nas regiões do litoral a norte do Cabo da Roca ainda entre os 20 e os 25 graus”, adianta. 

Prevê-se, portanto, um fim-de-semana quente. Esta terça-feira, as máximas devem chegar aos 22 graus em Lisboa, 18 no Porto, 24 em Faro, 23 no Funchal e em Ponta Delgada e 21 em Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo. 


Quase todo o país com risco "muito alto" de exposição à radiação UV 
Quase todo o território português apresenta hoje risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta (UV), indica o IPMA. 

Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Vila Real e Ponta Delgada, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo são as regiões onde é preciso ter cuidados redobrados com a pele. 

O IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar de factor elevado, sendo ainda aconselhável ter cuidado com a exposição das crianças ao sol. 

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança.

fonte:http://rr.sapo.pt/i

publicado por adm às 19:26 | comentar | favorito