Nissan prepara-se para comercializar primeiro mini carro em parceria com Mitsubishi

A Nissan começou a produzir um mini carro em Okayama, numa parceria conjunta com a Mitsubishi. O modelo será vendido a partir de Junho, como Nissan DAYZ e Mitsubishi eK Wagon.

A Nissan, que já tinha comercializado mini carros construídos pela Suzuki e pela Mitsubishi, com outro nome, está a preparar-se para comercializar o primeiro mini carro em parceria com a Mitsubishi, ganhando quota de mercado numa categoria que conta com 38% das vendas mais recentes de carros no Japão, segundo a Bloomberg.

 

Apelidados de “Kei”, estes carros são conhecidos pelo seu baixo custo e facilidade de condução, e perspectiva-se que as suas vendas venham a aumentar, mesmo que o mercado sofra uma nova quebra, de acordo com o IHS Automotive.

 

“É importante estes carros para a expansão no mercado doméstico”, afirmou Kohei Takahashi, analista do JPMorgan Chase. “No mercado japonês, que está em quebra, este é um dos poucos segmentos a crescer”.

 

A Nissan começou uma parceria conjunta com a Mitsubishi há dois anos para desenvolver este tipo de carros para o mercado japonês, e planeia introduzir um segundo modelo no próximo ano. O Nissan DAYZ vai competir com o Honda N-box, o líder de vendas do segmento este ano, e com o Daihatsu Move.

 

“Estamos envolvidos no desenvolvimento deste carro”, afirmou Toshiyuki Shiga, presidente de operações da Nissan. “Estamos aptos a construir um mini carro que gostássemos de ver, e com as características da Nissan”.

 

Nos últimos anos este tipo de carros tornou-se muito popular no Japão depois do governo ter diminuído os impostos para a sua compra, e de ter criado lugares de estacionamento próprio para os mesmos.

 

Ainda assim, a sua margem é curta e são precisos vender cerca de 10 destes carros para obter o mesmo lucro que com um carro de passageiros normal, de acordo com estimativas de Koji Endo, analista do Advanced Research Japan.

fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/e

publicado por adm às 21:00 | comentar | favorito