Burlas na ‘net’ rendem fortuna

Dezenas de compradores nunca viram iates, barcos e carros que já tinham pago

Iates, barcos e carros de alta cilindrada à venda na internet a preços aliciantes. Os interessados transferiam dinheiro para as contas de quem anunciava, mas nunca chegavam a receber os bens de luxo. O esquema de burla e de branqueamento de capitais é usado por uma rede criminosa a atuar em toda a Europa. Os elementos deste grupo terão burlado inúmeras pessoas e lucrado centenas de milhares de euros. Dois elementos do grupo, de 32 e de 39 anos, foram agora detidos pela PJ de Lisboa.

O primeiro burlão, brasileiro, foi preso nos últimos dias. A segunda detenção foi feita anteontem – um romeno empregado na área de restauração. A sua função na rede transnacional era angariar contas bancárias no nosso país – através de um anúncio de emprego na internet, que era afinal uma proposta para quem respondia: ceder a conta bancária e receber 10 por cento dos milhares de euros que ali seriam depositados. 

As transferências, que caíam nas contas dos ‘recrutas’, vinham das vítimas – estrangeiros e portugueses, a residir fora do país – que acreditavam nestes anúncios. A PJ já teve acesso a dezenas de contas angariadas. A investigação, em cooperação com as autoridades de outros países, vai continuar.

fonte:http://www.cmjornal.xl.pt

publicado por adm às 22:00 | comentar | favorito
tags: