Porto perde 20 lojas de comércio tradicional por dia

São dados relativos ao último semestre de 2012, divulgados pela Associação de Comerciantes do Porto (ACP), cujo presidente sublinha que, no sector da restauração, se perderam 40 postos de trabalho.


Entre Julho e Dezembro do ano passado, fecharam cerca de 20 lojas por dia na cidade do Porto. As contas são da Associação de Comerciantes do Porto (ACP), segundo a qual os sectores afectados foram vários: cafés e restaurantes, tabacarias, lojas de electrodomésticos, lãs, ourivesarias e agências de viagens. 

O presidente da Associação dos Comerciantes do Porto (ACP), Nuno Camilo, aponta que muitos mais espaços de comércio tradicional fecharam na cidade e alerta que o nível de encerramento de estabelecimentos comerciais no distrito é de 20 por dia. 

A ACP defende, por isso, a urgência de um "plano estratégico para o comércio". 

Já este ano, e segundo dados do Movimento Empresarial da Restauração, encerraram 320 empresas da Área Metropolitana do Porto, directa ou indirectamente ligadas à restauração. 

Ao nível nacional, em 2012, o sector perdeu cerca de 40 mil postos de trabalho, fruto do aumento do IVA de 13% para 23%, avança Nuno Camilo.


fonte:http://rr.sapo.pt/i

publicado por adm às 19:31 | comentar | favorito