Carros a GPL vão poder estacionar em subterrâneos daqui a três meses

Legislação já foi publicada em "Diário da República", mas ainda falta regulamentação que defina as regras de segurança que os veículos devem cumprir.


Daqui a três meses os veículos a gases de petróleo liquefeito (GPL) vão poder estacionar em parques de estacionamento fechados e abaixo do nível do solo. A portaria que aprova esta alteração foi publicada, esta quinta-feira, em "Diário da República" e entra em vigor daqui a três meses.

De acordo com o diploma, os veículos vão ter de obedecer a determinadas regras de segurança que ainda vão ser estabelecidas por uma portaria que terá de ser publicada nos próximos 90 dias.

O Parlamento aprovou, em Junho do ano passado, a ideia das viaturas a GPL poderem estacionar em parques subterrâneos. Na altura, pretendia-se também que estes carros deixassem de usar o dístico que identifica o combustível que usam, mas, na portaria que foi esta quinta-feira publica lê-se que que os veículos ligeiros que utilizam GPL ou gás natural vão ter de continuar a “exibir, de forma visível do exterior, uma vinheta identificadora”.

Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas congratula-se com nova lei 
António Comprido, da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas, garante que “não estão em causa questões de segurança”, uma vez que este estacionamento vai ser devidamente regulamentado e aplaude as alterações. 

“Não faz sentido, praticamente essa restrição não existia em mais nenhum país europeu, que esses veículos fossem impedidos de utilizar os parques de estacionamento subterrâneos”, diz à Renascença

Por isso, António Comprido congratula-se “com a saída da nova lei”. “Tanto quando me apercebi ainda falta a saída da portaria a regulamentar uma série de coisas. A lei não será eficaz enquanto não for completada por essas portarias”.

fonte:http://rr.sapo.pt/i


publicado por adm às 21:27 | favorito