Insolvências de empresas aumentaram 41% em 2012
O sector da construção foi o mais atingido. Por distritos, o Porto continua a ser o que maior peso apresenta, seguido de Lisboa e de Braga.
O número de empresas insolventes em Portugal aumentou 41% em 2012 face ao ano anterior, para 6.688, com o sector da construção a ser o mais atingido, indica um estudo anual da seguradora de crédito e caução COSEC, divulgado esta quarta-feira.
O sector representou cerca de 28% do total das insolvências verificadas em 2012, com 1.846 casos, refere o estudo.
Por distritos, o do Porto continua a ser o que maior peso apresenta, com 24% das insolvências a nível nacional, seguido de Lisboa (21%) e de Braga (12%). Bragança apresenta o menor número de casos, apenas 0,5% do total de insolvências (33 registos), abaixo de Portalegre, Beja e Açores, com 0,7%.
O estudo destaca também que 76% das empresas que entraram em insolvência são microempresas, com prevalência para um número acentuado de registos nos sectores da construção (20%), retalho (14%) e nos serviços (13%)".
Os sectores em que se registaram maior variação no número de casos de insolvência, face a igual período de 2011, foram o dos serviços, metalúrgico e produtos químicos, com uma variação de 58%, 56% e 54%, respectivamente.
A seguradora adianta que "Portugal será um dos quatro países europeus, em conjunto com o Reino Unido, Noruega e Suíça, que deve apresentar uma redução no número de insolvências em 2013. Esta situação acontecerá após sete anos consecutivos de "um acentuado crescimento" deste indicador.
De acordo com a COSEC, ao nível mundial, as insolvências registaram um aumento de 1% em 2012, face ao ano precedente.
fonte:http://rr.sapo.pt/i