Os oito carros mais seguros de 2012

Organismo europeu Euro NCAP elegeu os modelos que melhor pontuação obtiveram nos seus testes de 2012

O Euro NCAP (European New Car Assessment Programme), organismo europeu independente que avalia a segurança de automóveis novos, elegeu os melhores carros de 2012 em cada segmento, com base nos seus testes de segurança.

No ano passado, foram 36 os automóveis novos testados pelo organismo, sendo que apenas onze não foram além das quatro estrelas, com os resultados mais fracos de todos, a ser conseguido pelo Jeep Compass e Renault Trafic, ambos com duas estrelas apenas. Agora, a organização revelou quais são os melhores de entre cada segmento.

O organismo de segurança rodoviária escolheu como os melhores do ano o Ford Kuga na categoria dos «SUV compactos», Renault Clio entre os «Utilitários» e Volvo V40 na categoria «Familiares Compactos». Entre os pequenos monovolumes, o melhor foi, ex-aquo, Fiat 500L e Ford B-Max, enquanto o BMW Série 3 foi o melhor na categoria «Berlinas».

Na categoria dos 4x4 familiares, o melhor foi o Hyundai Santa Fé, e nos Veículos Comerciais, foi a Ford Transit que teve os melhores resultados dos testes efetuados.

Entre todos os mencionados, a V40 da Volvo teve a melhor pontuação absoluta, e um recorde de segurança desde que são realizados os testes Euro NCAP. Os segundos classificados em cada categoria foram, respetivamente, o Ford Fiesta, o Opel Mokka, a Volvo V60 Plug-in Hybrid, o Subaru Forester e o Range Rover.

Pela primeira vez, os veículos comerciais foram também testados, com a Ford Transit a destacar-se dos «irmãos» Fiat Scudo, Citroën Jumpy e Peugeot Expert, todos com três estrelas.

No ano passado, o Euro NCAP passou a incluir o sistema de Travagem de Emergência Autónoma, por forma a promover a massificação desta importante tecnologia na Europa. Já este ano, o sistema de Assistência Inteligente à Velocidade foi também acrescentado.

Os vencedores Euro NCAP, por segmento, são:

Renault Clio - Utilitário
Volvo V40 - Familiar compacto
BMW Série 3 - Berlina
Fiat 500L and Ford B-Max - Mini MPV
Ford Kuga – 4x4 compactos
Hyundai Santa Fe – 4x4 familiares
Ford Transit - Veículo comercial

Segundos classificados:

Ford Fiesta - Utilitário
Opel Mokka - Familiar compacto
Volvo V60 Plug-In Hybrid - Berlina
Subaru Forester – 4x4 compactos
Range Rover – 4x4 familiares
Fiat Scudo, Citroen Jumpy e Peugeot Expert - Veículo comercial


fonte:http://www.autoportal.iol.pt/

publicado por adm às 21:20 | favorito