Messi avaliado em 152,3 milhões de euros

Messi foi eleito, pela quarta vez, como melhor jogador do mundo. A brasileira Pluri Consultoria aumentou o valor atribuído ao argentino em 12,3%.

Messi aumentou o seu valor durante 2012. Segunda-feira, 7 de Janeiro, o jogador argentino do Barcelona ganhou o troféu de melhor jogador do mundo, o que fez elevar o seu valor de mercado.

 

De acordo com a avaliação da brasileira Pluri Consultoria, o valor de Messi subiu 8,7% de 140,1 milhões de euros para 152,3 milhões de euros.

 

"Apesar de 2012 ter sido um ano de poucas conquistas para o Barcelona, Messi conseguiu ao menos dois incríveis e históricos feitos: marcou 91 golos, quebrando o recorde para um único ano; foi eleito pela quarta vez consecutiva o melhor jogador do Mundo pela FIFA, feito jamais igualado por nenhum outro jogador", explica a consultora.

 

Foram analisadas, para aferir do valor de Messi, 75 variáveis, distribuídas por 18 indicadores. No entanto, a consultora salienta que o exercício de avaliação de Messi tem sido um teste ao seu modelo, "dado que não há parâmetro adequado de comparação entre Messi e outros atletas, para vários dos critérios avaliados". A consultora vai mais longe, dizendo que "ele tem conseguido a improvável façanha de, a cada ano, continuar quebrando recordes e aperfeiçoando atributos que pareciam já ter chegado ao seu limite. Ou seja, Messi é o melhor do Mundo há alguns anos, mas a diferença em relação aos demais continua a se ampliar".

 

A Pluri Consultoria acredita que pelo histórico de Messi se poderá esperar que o jogador, agora com 25 anos, ainda tenha frente vários anos de futebol de alto nível. E admite mesmo que se a Argentina for campeã do Mundo um novo patamar de valor possa ser alcançado. "Talvez seu valor de mercado atinga (ou supere) os 175 milhões de euros que estimamos para Pelé quando atingiu seu valor de mercado mais elevado, aos 26 anos (calculados de acordo com os parâmetros actuais de mercado)".

 

Na análise da Pluri Consultoria, Messi valorizou em três anos quase 60%. Aos 19 anos, já no Barcelona, valia 50 milhões de euros. Messi tem contrato com o clube catalão até Junho de 2018, sendo a sua cláusula de rescisão de 250 milhões de euros. O salário anual, não considerando prémios e publicidade, de Messi está contabilizado em 10,5 milhões de euros.

 

A avaliação global de Messi pela Plu atribui-lhe nota de 9 valores, considerando uma classificação de 9,7 valores dentro de campo (força física e impulsão são duas marcas menos positivas) e de 8,6 fora de campo (a capacidade de comunicação é um dos piores desempenhos e a falta de títulos da Argentina penaliza-o).

 fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/e

publicado por adm às 20:40 | comentar | favorito
tags: