Portugal é o país europeu onde se pagam mais impostos

Com o aumento do IRS e com a introdução da Contribuição Extraordinária de Solidariedade este ano, Portugal vai passar a ser o país europeu onde se pagam mais impostos.

Um estudo da consultora KPMG, citado pelo Diário Económico, comparou a fiscalidade praticada em Portugal com a dos cinco países mais ricos da Europa e os resultados não deixam margem para dúvidas, a partir deste ano os portugueses vão ser dos europeus que pagam mais impostos.

Analisando a tributação paga pelos trabalhadores e os pensionistas solteiros sem filhos ou casados e também sem filhos, os portugueses pagam sempre mais do que os seus congéneres europeus.

Um dos exemplos é o dos reformados solteiros sem dependentes, assim como os casais, que vão passar a estar dependentes de uma taxa de tributação efectiva superior a Itália, Espanha, França, Reino Unido e Alemanha.

Para os pensionistas que recebam mais de 300 mil euros, a taxa é de 62,2%, ou seja, depois da tributação fica com apenas 107,471 euros.

A taxa acima dos 60% representa uma tributação três vezes superior ao país onde se paga menos, a Alemanha, onde é cobrado 24,4%.

Um trabalhador solteiro sem filhos que tenha 50 mil euros de rendimento anual, vai passar a pagar 41,5%, mais 1% do que na Alemanha, mais 3,5% do que em Itália, e mais 11% do que em Espanha.

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

publicado por adm às 13:11 | comentar | favorito