UE quer autocarros e camiões menos poluentes

Os novos camiões de carga e autocarros em circulação no espaço da União Europeia (UE) desde 31 de dezembro de 2012 devem respeitar as regras cada vez mais restritas das emissões poluentes, indicou hoje a Comissão Europeia. 

De acordo com a nova norma "Euro VI", regulamento europeu que pretende reduzir as emissões poluentes ao nível dos veículos a motor (ligeiros de passageiros e comerciais), os novos camiões de carga e autocarros são obrigados a emitir menos óxidos de azoto e partículas. 

Para os óxidos de azoto, a redução é de 80% em comparação com os limites definidos em 2008 no âmbito da norma anterior, denominada "Euro V", enquanto para as partículas a diminuição é de 66%. 

"As novas disposições vão ter um impacto positivo não só na saúde e no ambiente, mas também no setor automóvel, uma vez que introduzem procedimentos e normas de ensaio harmonizados a nível mundial que deverão ajudar a aumentar as exportações do setor automóvel europeu", sublinhou a Comissão Europeia, em comunicado.

Os limites de emissão estabelecidos pela nova norma são equivalentes aos valores aplicados nos Estados Unidos.

Por outro lado, a legislação da UE nesta área tornou-se mais simples e com efeitos mais rápidos: as diretivas, que têm de ser adaptadas à legislação dos 27 Estados-membros comunitários, foram substituídas por regulamentos, diretamente aplicáveis.

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

publicado por adm às 17:51 | comentar | favorito
tags: