Multibanco: compras e levantamentos caíram neste Natal

Menos 267 milhões de euros no montante total movimentado em dezembro

Sinal da crise, os levantamentos de dinheiro e o pagamento de compras com cartão diminuíram em dezembro de 2012 face a 2011.

De acordo com os dados oficiais, conhecidos esta quinta-feira, o número de compras foi inferior em 8,5% face ao mesmo período em 2011 e o montante total movimentado também registou uma quebra de 6,8%. Apenas o valor médio por compra subiu 1,9% (para 42 euros).

No caso dos levantamentos, o número de operações apresentou um aumento residual (0,3%), mas o montante levantado reduziu em 2,2% e o valor médio reduziu em 2,6%.

Globalmente verificou-se um decréscimo de 267 milhões de euros no montante total movimentado em Dezembro de 2012 na Rede Multibanco, uma redução de cerca de 5% face a igual período em 2011. Em dezembro foram movimentados 5.410 milhões de euros em levantamentos e compras na Rede Multibanco, ou seja, cerca de 174,5 milhões de euros transacionados por dia e 3,4 milhões de operações por dia.

Menos estabelecimentos aceitam cartão

As compras efetuadas no comércio a retalho representam cerca de 1/3 do total de compras efetuadas nos terminais de pagamento da Rede Multibanco e perfazem mais de 1.122 milhões de euros. As compras efetuadas nestes estabelecimentos reduziram 4,5% em valor.

As compras efetuadas nos supermercados e hipermercados, no montante de cerca de 790 milhões de euros, reduziram 5% em valor.

«As alterações verificadas em 2012 na aceitação de cartões de pagamento, estarão, mesmo que marginalmente, a empolar a queda do número de compras, a sobredimensionar o crescimento do número de levantamentos e a rebaixar o seu valor», refere a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), que gere a Rede Multibanco.

Aos sábados gasta-se mais

Verificou-se uma maior concentração de compras aos sábados, com mais de 2.2 milhões de operações registadas por dia e Lisboa é o distrito com mais levantamentos e compras, seguido do Porto e de Setúbal. Estes 3 distritos representam mais de metade das operações realizadas na Rede Multibanco.

Os carregamentos de telemóvel desceram 9% em número e 6% em valor total, mas o valor médio por carregamento aumentou cerca de 3%. 

Foram realizadas cerca de 900 mil compras com cartão na Internet, num valor de 62 milhões de euros. 

O mês de dezembro fica também marcado pelo dia em que foram feitos levantamentos recorde na Rede de Caixas Automáticos Multibanco: foi na sexta-feira, 21 de dezembro, quando foram registados 1,8 milhões de levantamentos no valor de cerca de 137 milhões de euros. O valor médio dos levantamentos neste dia alcançou os 75 euros. 

Já o dia com mais compras na Rede de Terminais de Pagamento Automático Multibanco foi no sábado, 22 de dezembro, quando foram registadas 3,5 milhões de compras no valor de cerca de 153 milhões de euros. O valor médio das compras neste dia alcançou os 44 euros.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt

publicado por adm às 22:08 | comentar | favorito