Portugueses compraram menos e mais barato no Natal

Roupas e electrodomésticos foram os bens em que se registou maior queda nas vendas em relação aos anos anteriores.

Os portugueses compraram menos presentes e de menor valor neste Natal do que no ano passado, sendo que muitos preferiram adiar as compras para apanhar promoções, afirmou hoje o presidente da Confederação do Comércio de Portugal (CCP).

 

Em declarações à Lusa, João Vieira Lopes disse que, apesar de ainda não haver dados quantitativos dos consumos neste Natal, “há ideias gerais” que indicam que “as vendas foram mais fracas do que no ano passado”.



“No entanto, há muita gente que adiou compras sob a expectativa de poder haver mais promoções a seguir” à época natalícia, salientou.

Roupas e electrodomésticos foram os bens em que se registou maior queda nas vendas este ano em relação aos Natais anteriores, precisou.

Para João Vieira Lopes, “o número de compras baixou” mas, mais do que isso, baixou o valor médio despendido em cada bem adquirido.

“A ideia é a de que as pessoas levavam o dinheiro mais contado”, sublinhou.

O responsável referiu que a CCP apenas terá números das vendas de Dezembro no início de Janeiro e que há a expectativa de que as promoções, que muitas lojas promovem logo a seguir ao Natal, poderão “compensar” as vendas deste ano.

fonte:http://www.publico.pt/e


publicado por adm às 11:39 | comentar | favorito
tags: