Dezembro: compras com multibanco caem 9,5%

As compras feitas com cartão multibanco totalizaram 1788 milhões de euros, entre 26 de novembro e 16 de dezembro, menos 9,5% do que no mesmo período do ano passado, anunciou esta terça-feira a entidade que gere o multibanco da (SIBS).

Esta tendência foi acompanhada de uma redução nas operações de compra, que caíram 10,8% na comparação entre este período de 2012 e o do ano anterior, totalizando 43,1 milhões de operações. O valor médio de cada compra foi de 41 euros.

Quanto aos levantamentos no multibanco - entre 26 de novembro e 16 de dezembro - foram feitos 25,7 milhões de levantamentos num total de 1.676 milhões de euros. Estes valores significam um ligeiro crescimento em termos de número de operações (0,7%), mas uma queda de 2,78% no que diz respeito ao dinheiro total levantado. O valor médio levantado, em termos diários, foi de 65 euros.

Segundo a SIBS, as comparações devem ser feitas com «cautela» uma vez que há «mudanças importantes nos elementos de comparação». A primeira alteração, segundo a SIBS, deve-se ao facto de o número de dias úteis e de descanso ser «diferente nas duas primeiras semanas de dezembro, entre 2012 e 2011», uma vez que os feriados de 1 e de 8 deste ano calharam em sábados. Em segundo lugar, a SIBS refere as «alterações verificadas na aceitação de cartões de pagamento, nomeadamente por parte do Pingo Doce», que diminui as compras com multibanco e faz aumentar o número de levantamentos.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 21:31 | comentar | favorito
tags: