Preço do bacalhau cai 15% desde início do ano

O consumo de bacalhau tem escapado à crise e subiu mais de 10% até Outubro, ajudado pela descida dos preços, que caíram 15% desde o início do ano.

"O tempo da crise é tempo de bacalhau", disse Christian Nordahl, o director do Conselho Norueguês da Pesca (Norge) para Portugal, num almoço oferecido pela Embaixada da Noruega a comerciantes de bacalhau, onde estiveram presentes os responsáveis da Charcutaria Manuel Tavares, Mercado da Figueira, Antiga Casa do Bacalhau, Rei do Bacalhau, Pérola do Arsenal e Abastecedora de Atum da Ribeira Nova.

O director da Norge adiantou que o preço do bacalhau crescido, que corresponde a cerca de metade das vendas, era de 7,5 euros no início do ano e ronda actualmente os 6,40 euros, acrescentando que os preços baixaram "em toda a cadeia" de abastecimento.

Alguns comerciantes queixaram-se, no entanto, dos preços elevados que pagam e mostraram-se interessados em importar directamente a partir da Noruega.

Questionado sobre o impacto da greve dos portos sobre o comércio da Noruega, o embaixador Ove Thorsheim, afirmou que "as exportações foram muito pouco afectadas", mas acrescentou que "a situação está a ser observada" e que pode haver efeitos a longo prazo.

"Se houver problemas, os navios noruegueses podem ir para outro lado. O problema são as greves recorrentes porque fazem perder a confiança e os portos podem não recuperar", considerou.

 fonte:http://economico.sapo.pt

publicado por adm às 15:08 | comentar | favorito