Taxas portuárias vão baixar 10%

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos anunciou esta quinta-feira a redução em 10% das taxas de uso portuário (TUP Carga) o que, defende, irá tornar os portos nacionais «mais competitivos» e promover o «aumento das exportações», cita a Lusa.

«As taxas de uso portuário (TUP Carga) baixam hoje 10 por cento, o que faz com que, a partir de agora, os portos nacionais fiquem mais competitivos, com naturais efeitos positivos sobre o poder concorrencial do setor e o aumento das exportações, estimulando toda a economia nacional», refere o IPTM em comunicado.

O instituto adianta ainda que esta medida «tão importante para as empresas exportadoras» irá ser «novamente revista em janeiro de 2013».

A finalidade é «continuar a contribuir para tornar as exportações mais baratas e, por isso, mais competitivas», ajudando na «recuperação económica» e tendo, como consequência, o «aumento do emprego, por via do aumento da movimentação de carga».

A par destas descidas o IPTM informa que «estão a ser revistos outros diplomas que vão igualmente contribuir para a redução da fatura portuária».

«São os casos da revisão de todo o sistema tarifário portuário, regime de remuneração dos contratos de concessão e também do novo regime do trabalho portuário, em discussão na Assembleia da República», refere.

O IPTM salienta também que «o projeto governamental é reduzir os custos portuários em 25 a 30%» para o que «foi substituído o regime do trabalho portuário que vigorava em Portugal há mais de 20 anos por uma nova regulamentação, igual à que vigora na larga maioria dos portos europeus».

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/ec

publicado por adm às 19:20 | comentar | favorito
tags: