700 mil consumidores já entraram no mercado liberalizado

Alterações na lei deram sinais de incentivo aos consumidores.

O mercado liberalizado da electricidade desenvolveu-se mais nos primeiros nove meses de 2012, que nos últimos seis anos. Quem o diz é Pedro Pires João, administrador da EDP Comercial, que usa os 700.000 contratos assinados entre Janeiro e Setembro para justificar a sua afirmação.

"Os decreto-lei 74/2012 e 75/2012 aprovaram medidas que incentivaram a mudança do mercado regulado para o mercado liberalizado", afirmou Pires João durante a primeira sessão do XI Fórum Energia promovido pelo Diário Económico. O administrador da EDP diz ainda que "houve uma resposta imediata de todos os agentes do mercado" que optaram por se transferir para o mercado liberalizado.

"Numa perspectiva de mudança, em 9 meses mudaram mais clientes do mercado regulado para o liberalizado do que desde o início da liberalização do mercado residencial que foi em 2006", afirma Pedro Pires João. "Conseguimos o que não foi conseguido em seis anos apenas dando os sinais certos aos comercializadores", diz.

A dinâmica do mercado sente-se ainda do lado da oferta. Quando há dois anos existiam apenas dois players, neste momento confrontam-se a EDP, a Endesa, a Gás Natural e a Iberdrola, além de inúmeros pequenos comercializadores.

fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 20:48 | comentar | favorito