Preço do café deve ficar na mesma em 2013

O preço do café para o consumidor deverá manter-se igual em 2013. É o que antecipa a presidente da direção da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC).

«Não se esperam grandes alterações de preços. Não se perspetiva que vão subir no próximo ano», disse à Lusa Maria José Barbosa, no âmbito da conferência «Exportar sabores & aromas do café com marca Portugal», que decorre esta quarta-feira no Porto.

Segundo Maria José Barbosa, até agora, as matérias-primas «têm estado estáveis, ao contrário de outros anos, em que de facto houve um aumento muito acentuado dos preços dos cafés verdes».

«A nossa estimativa é que os preços se irão manter» em 2013, disse, salientando, no entanto, que «é sempre uma surpresa», porque «basta uma geada no Brasil ou uma catástrofe num dos grandes produtores para que as coisas se alterem».

Neste encontro, a secretária geral da AICC, Teresa Ruivo, anunciou estar previsto para 2013 o lançamento de uma campanha que terá como objetivo «aumentar o consumo de café» em Portugal. 

O mercado nacional de café deverá encerrar 2012 em quebra, após vários anos de alguma estagnação, com o consumo em casa a representar já 27% do total - um em cada quatro cafés já é consumido em casa.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 20:20 | favorito