Factura energética das empresas aumenta 8 euros

Alterações no sector eléctrico espanhol vão aumentar factura das empresas portuguesas em 8 euros.

Os custos energéticos das empresas portuguesas vão aumentar em média oito euros devido às mudanças no sector eléctrico espanhol que estão hoje a ser discutidas nas Cortes. Álvaro Alvarez, vice-presidente da APIGCEE, diz que nos últimos dois anos a factura energética aumentou mais de 30 euros por MW/h e que agora a factura poderá aumentar em mais de 50% "com o impacto da fiscalidade prevista em Espanha".

"Será transferido por efeito do MIBEL a Portugal e portanto, nesta conjuntura, os preços aumentarão oito euros em Portugal se não forem tomadas medidas para compensar esse aumento" em Espanha, alerta Álvaro Alvarez.

"Essa situação leva-nos a uma situação completamente limite na exploração das nossa empresas", afirma o presidente da associação que representa grandes empresas a operar no sector siderúrgico, cimenteiro, pasta e papel, petroquímica, responsáveis por exportações na ordem dos 2.300 milhões de euros.

"Se não forem tomadas medidas não existe grande viabilidade para estas indústrias em Portugal", diz o presidente da associação que representa os grandes consumidores de energia eléctrica.

 fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 13:42 | comentar | favorito