Autarquias demoram em média 251 dias a pagar a construtoras

As autarquias demoram cerca de 251 dias a liquidar as dívidas ao setor da construção e do imobiliário, «o que significa que ultrapassam em cerca de 191 dias o prazo máximo» estipulado, disse esta quarta-feira uma associação do setor.

«O inquérito aos prazos de recebimento nas obras públicas realizado às empresas de construção e imobiliário apurou um prazo médio de recebimento de 8,4 meses, relativamente às faturas emitidas a Autarquias e respetivas empresas municipais. Este prazo corresponde ao registo mais elevado desde o início deste inquérito que remonta a 2004», nota a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), cita a Lusa.

A associação divulgou hoje um inquérito sobre os prazos de recebimento nas obras públicas, no que ao primeiro semestre do ano diz respeito.

Considerando a totalidade da administração local, que inclui os 308 municípios e restantes entidades, como empresas municipais, estima-se que o valor total das dívidas em atraso ao setor da construção e imobiliário atinge os 985 milhões de euros, aponta a AICCOPN.

O inquérito semestral a AICCOPN, hoje revelado, é uma iniciativa que visa acompanhar numa cadência semestral os prazos de recebimento por parte das empresas do setor da construção e imobiliário sendo, para tal, inquiridos de forma sistemática as empresas filiadas na associação.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/e

publicado por adm às 23:07 | comentar | favorito