Preço das casas: pior queda do ano

O preço das casas em Portugal Continental baixou 0,6% em agosto face a julho. Esta foi a variação mensal mais penalizadora registada este ano. 2012 tem sido, de resto, um ano com uma tendência de desvalorização.

É o que revela o Índice Confidencial Imobiliário (ICi) que adianta ainda que «a descida foi mais gravosa» em termos homólogos (variação de -2,6% em agosto), «performance que tem vindo igualmente a agravar-se ao longo do ano. A taxa de variação homóloga registada em agosto apresenta uma quebra de 1,6 pontos percentuais face à taxa registada em janeiro, mês em que este indicador atingia -1,0%». 

Tanto as casas novas como as usadas estão na mesma maré vermelha da desvalorização. Em termos mensais, foi de -0,4% no primeiro caso e de -0,8% no segundo.

De qualquer modo, as casas usadas têm, apresentado, ao longo do ano, «uma performance mais favorável, o que é visível na taxa de variação homóloga. Em agosto, este indicador atingiu os -4,9% nos fogos novos e os -0,9% nos usados». 

O Confidencial Imobiliário destaca a Área Metropolitana de Lisboa, onde os preços da habitação caíram 0,4% em agosto face a julho, (-2,0% em relação ao ano passado). 

«Nos fogos novos, e ainda que se tenha registado uma recuperação mensal de 0,2% em agosto, os preços registaram quebras homólogas de 5,0%. Já nos alojamentos usados, a performance mensal foi negativa (-0,7%), mas em termos homólogos, a contração é bastante mais suave, com um recuo de apenas 0,4% nos preços face a agosto do ano passado».

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 23:28 | comentar | favorito