Imposto máximo: afinal quem é rico?

Não são só os ricos que vão ser mais penalizados pelo aumento de impostos no próximo ano. Quem ganha mais de 6.420 euros brutos por mês vai passar a pagar a taxa máxima de IRS: significa que um salário de 7 mil euros brutos vai pagar mais 4.000 euros de IRS no final do próximo ano.

Segundo a imprensa económica, quem tem rendimentos acima dos 80 mil euros anuais vai passar a ser abrangido pelo escalão máximo de IRS, que até agora só tocava os rendimentos superiores a 135 mil euros. Além disso, a taxa máxima deverá passar dos atuais 49% para os 54,5%.

Vítor Gaspar já tinha avisado que os mais ricos iam pagar mais: mas não definiu o que entende por ser rico.

Segundo as simulações do «Diário de Notícias», um trabalhador solteiro com um salário bruto de 7 mil euros e um rendimento anual de 98 mil euros vai pagar mais 4 mil euros de IRS no final do ano só porque há uma parceiro do rendimento que já é taxada ao valor máximo do imposto.

Contando com as medidas do próximo ano, o Estado vai arrecadar 9.700 milhões de euros em impostos em dois anos e meio de Governo de Passos Coelho. Mais de metade deste valor são impostos sobre o rendimento do trabalho.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 19:56 | comentar | favorito
tags: