Prazo para pagar IMI termina este domingo

O prazo para o pagamento do imposto termina no próximo domingo. Saiba quais são as penalizações para os faltosos.

O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) acaba no próximo domingo. Quem não respeitar este prazo sairá penalizado e terá de pagar juros de mora de mais de 7% ao ano e poderá estar sujeito ao pagamento de uma multa.

O IMI é pago durante o mês de Abril. No entanto, para valores superiores a 250 euros, o pagamento é feito em duas tranches: durante os meses de Abril e de Setembro.

O prazo só será diferente para casos específicos, como, por exemplo, quando as Finanças se atrasam na avaliação do imóvel, quando um contribuinte tenha comprado casa recentemente. Nesta situação, o imposto terá de ser pago até ao fim do mês seguinte ao da notificação. Por exemplo, se o contribuinte receber a nota de liquidação em Abril, terá até ao final do mês de Maio para pagar o IMI.

De acordo com a Deco, os contribuintes que percebam que não vão conseguir cumprir a sua obrigação, podem sempre pedir para pagar o imposto em prestações. Caberá depois às Finanças avaliarem o pedido e a situação de cada contribuinte para emitirem a sua decisão final. No entanto, a Deco afirma que tem havido, por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira, alguma compreensão para com as dificuldades financeiras das famílias e tem aceite os pedidos.

Certo é que os contribuintes não podem ter outras dívidas fiscais, mas poderão ter outros planos de pagamento de impostos a prestações, por exemplo, de IRS, de acordo com a Deco. Em determinadas situações, poderá ser exigida a prestação de uma garantia, normalmente quando esta ultrapassa os 2.500 euros.

 fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 23:38 | comentar | favorito
tags: