Valor da sardinha triplica nas lotas

O preço médio da sardinha nas lotas algarvias triplicou no primeiro semestre deste ano em comparação com igual período do ano passado, segundo dados da Direcção- -Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM). Mas a quantidade capturada sofreu uma redução significativa.


De acordo com o boletim Datapescas, a sardinha capturada pelos barcos da arte do cerco foi vendida a 70 cêntimos por quilo em 2011, enquanto neste ano alcançou os 2,03 euros. Na pesca polivalente, o preço médio passou de 0,78 euros para 2,11 euros.

Em termos de quantidade, no ano passado foram desembarcadas cerca de 2,7 mil toneladas e, este ano, apenas 2,2 mil toneladas.

A valorização da sardinha contribuiu para que a lota de Portimão tenha sido a que, a nível nacional, tenha registado o maior aumento do preço médio de peixe vendido (47,80%).

As lotas de Lagos e Olhão registaram um aumento dos desembarques, mas sofreram uma diminuição do preço médio de 2,3% e 12,3%, respectivamente. Pelo contrário, em Vila Real de Santo António a quantidade de peixe vendida caiu 33,9% e em Tavira 19,9%. Contudo, o preço subiu 16,69% e 3,85%, respectivamente. 

fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/


publicado por adm às 17:42 | comentar | favorito