Portagens: sistema para estrangeiros com 100 mil adesões

O novo sistema de pagamento de portagens eletrónicas para veículos de matrícula estrangeira, nas antigas SCUT, denominado EasyToll, registou 100 mil adesões em apenas dois meses de implementação.

Segundo informou esta sexta-feira à agência Lusa fonte da Estradas de Portugal (EP), entre 1 de julho e 31 de agosto este sistema recebeu 100 mil adesões, através dos quatro pontos instalados junto à fronteira com Espanha.

Com o sistema EasyToll é possível aos condutores de veículos com matrícula estrangeira associar essa matrícula a um cartão bancário, apenas pela sua passagem, sendo válido pelo período de um mês e as passagens debitadas nessa conta.

«São números que demonstram tratar-se de uma solução que vai ao encontro das necessidades tanto para turistas que nos visitam como para os emigrantes que regressam em férias ao nosso país e que, assim, de uma forma mais simples cómoda e segura, podem facilmente circular nas autoestradas com portagens eletrónicas», explicou fonte da EP.

Estas 100 mil adesões ao sistema distanciam-se das 22 mil registadas entre janeiro e junho, no modelo de pré-pagamento anteriormente disponível para viaturas de matrícula estrangeira.

Entre julho e agosto foram registadas 33.000 adesões na A22 (Vila Real de Santo António), cerca de 22.500 na A24 (Chaves) e mais de 39.900 na A25 (Vilar Formoso).

Este sistema funciona ainda em Vila Nova de Cerveira, junto à Estrada Nacional 13, pouco antes da entrada na A28, aonde foram registadas 4.600 adesões desde 1 de julho.

A A25, principal porta de entrada no país dos emigrantes que regressam para as habituais férias de verão, foi a que registou maior movimento neste sistema e apenas num dia, a 4 de agosto, contabilizou 2.609 adesões.

Na A24, no mesmo dia de agosto, foram contabilizadas 1.547 adesões enquanto que no Algarve o acesso à A22 com este modelo de cobrança registou, igualmente a 4 de agosto, 1.547 adesões.

Na EN13, em Vila Nova de Cerveira, o dia 15 de agosto foi o de maior movimento no acesso a este sistema, com 230 adesões.

fonte:www.agenciafinanceira.iol.pt

publicado por adm às 21:44 | favorito