Telemóveis: portugueses enviam 7 mil milhões de SMS

Número médio mensal de mensagens enviadas por utilizador foi de 320, o que corresponde a 11 mensagens por dia

Os portugueses enviaram de abril a junho deste ano cerca de 7 mil milhões de mensagens escritas via telemóvel, de acordo com dados do regulador do setor das telecomunicações (Anacom). O número corresponde a um aumento de 6,2% em relação ao mesmo período de 2011. 

Deste total, 21,5 milhões foram mensagens de valor acrescentado, ou seja, 0,3% do total de mensagens enviadas. 

O número médio mensal de mensagens enviadas por utilizador, no segundo trimestre, foi assim de 320, o que correspondendo a cerca de 11 mensagens por dia.

No caso das MMS, «a tendência é crescente, com os utilizadores do serviço a enviarem cerca de 39,3 milhões de MMS», mais 4,5% do que no período anterior. 

A Anacom revela ainda que, no período em análise, foram realizadas 2,2 mil milhões de chamadas, mais 1,5% do que no trimestre passado. Em média, por mês, foram realizadas 59 chamadas por estação móvel.

O volume de minutos de conversação nas redes móveis totalizou os 5,3 mil milhões, o que representa um aumento de 0,2% face primeiro trimestre.

Já o número de minutos de conversação foi, em média, de 144 por mês, menos 2 minutos face ao trimestre anterior, sendo que a duração média das chamadas foi de 146 segundos por chamada.

No que respeita à banda larga móvel, os utilizadores do serviço eram cerca de 4 milhões, refletindo uma diminuição de 1,1% em relação ao trimestre anterior e um aumento de 2% face há um ano.

Ao contrário do que é habitual, a utilização do mobile TV cresceu de forma expressiva. «O número de utilizadores do serviço ascendeu a 34,7 milhares, o que representa um aumento de 4 pontos percentuais face ao trimestre anterior. 

Este serviço contabilizou cerca de 2,5 milhões de sessões, o que corresponde a 24 sessões por utilizador por mês, quase o dobro das sessões registadas no 2T2011», remata a mesma fonte.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 20:39 | comentar | favorito