Restaurantes pagam 1,3% de taxa. Opção será pagar com telemóvel

Osector da restauração e hotelaria prepara o contra-ataque às comissões dos cartões de crédito e débito. Em marcha está o projeto "AHRESP Wallet" que permite fazer pagamentos pelo telemóvel. O novo meio de pagamento já está a ser desenvolvido, garante hoje o Diário Económico, em parceria com a Portugal Telecom (PT) e pode ser aplicado em 2013.

O serviço surge como uma medida de redução dos custos associados às taxas cobradas nos cartões. Em cada fatura paga com multibanco, a restauração paga, em média, 1,3% de taxa aos bancos, um valor que está acima da média europeia.

O mesmo objetivo que levou agora o Pingo Doce a decidir que, a partir de 1 de setembro, irá recusar cartões de débito e crédito para pagamentos até 20 euros. A cadeia admite poder fazer assim uma poupança anual de cinco milhões de euros.

O novo meio de pagamento foi confirmado pelo secretário geral da Associação Hoteleira, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). "Estamos a trabalhar para a criação do "AHRESP Wallet" que será um produto alternativo aos meios de pagamento electrónicos e que permitirá pagar as compras através dos telemóveis", revelou José Manuel Esteves.

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/E

publicado por adm às 10:10 | comentar | favorito