Portugueses pagam em média 38€ com cartão. Valor está a baixar

Os portugueses estão a utilizar cada vez mais o cartão para pagarem compras de menor valor. Pelo menos é esta a conclusão dos dados do primeiro semestre da SIBS, entidade que gere a rede multibanco.

Os dados revelam que, até junho deste ano, não só registou-se uma queda do montante de dinheiro levantado nas caixas automáticas como fizeram-se menos compras com cartão.

Foram realizadas 353 milhões de compras no valor de 13,5 mil milhões de euros, nos Terminais de Pagamento Automático (TPA), da rede multibanco. Embora o número de compras tenha ficado praticamente na mesma em relação ao semestre homólogo verificou-se uma queda de 4%, em termos de valor. Ou seja, os portugueses utilizam cada vez mais o cartão mas para compras de valor mais baixo.

Contas feitas e o valor médio pago com cartão foi de 38,3 euros, no primeiro semestre deste ano, o que compara com os 40,28 euros do mesmo período do ano passado.

No que diz respeito aos levantamentos, no primeiro semestre, os portugueses realizaram  203 milhões de levantamentos no valor de 12,8 mil milhões de euros, o que corresponde a uma queda de 2,3% em ambos os casos.

Os dados da SIBS mostram ainda que o valor médio de levantamentos na rede Multibanco também recuou ligeiramente, de 63,8 para 63,3 euros. 

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

publicado por adm às 23:02 | comentar | favorito