Taxas moderadoras aumentam procura da linha Saúde 24

Direcção Geral da Saúde está a estudar a possibilidade dos doentes que cheguem ao hospital referenciados pela Saúde 24 não pagarem taxa moderadora.

As novas regras para isenção do pagamento de taxas moderadoras fez disparar o aumento das chamadas para a linha Saúde 24. Entre Janeiro e Junho deste ano, os enfermeiros que estão do outro lado da linha atenderam 450 mil chamadas, mais 15% do que no primeiro semestre de 2011. Em grande parte o aumento da procura deve-se a pedidos de esclarecimento sobre as alterações ao regime de isenções das taxas moderadoras, que entrou em vigor a 1 de Janeiro. 

"Cerca de 10% desse acréscimo de chamadas demonstra a necessidade de informação sobre as isenções das taxas moderadoras", explicou ao Diário Económico o enfermeiro Sérgio Gomes, responsável da Direcção Geral da Saúde (DGS) pelo acompanhamento da Linha Saúde 24. É que além da triagem clínica, esta linha telefónica também tem uma componente de informação, transferindo as chamadas para a área de saúde pública.

Os restantes 5% de aumento da procura são atribuídos ao crescimento normal anual: "O número de chamadas tem registado um crescimento anual entre os 5% e os 8%", explica Sérgio Gomes.

fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 08:28 | favorito