Portugal e Espanha: 700 centros comerciais no fim do ano

O número de centros comerciais no mercado ibérico (Portugal e Espanha) vai aumentar para 700 no final deste ano, mais oito do aqueles que existiam no ano passado, avança hoje um estudo elaborado pela consultora DKB.

O aumento do número de centros comerciais representa um acréscimo de 1,15 por cento face aos 692 que existiam em 2011, adianta o trabalho, citado pela Lusa.

A superfície bruta dos centros comerciais atingirá os 17,9 milhões de metros quadrados no final do ano, o que corresponde a uma subida de 2% face ao ano passado.

Esta evolução contrasta com o aumento médio de 7% observado entre 2000 e 2008 e mostra um «significativo abrandamento do ritmo da oferta», salienta o estudo.

A quebra do consumo privado está também a provocar um aumento da pressão entre as empresas do setor para conseguirem obter preços de aluguer mais competitivos, situação que está a ter reflexos na procura de novos espaços nos centros comerciais.

Em Portugal existiam 155 centros comerciais em 2011, dos quais 34 em Lisboa e 26 no Porto, enquanto em Espanha o seu número se elevava a 537, localizando-se na Andaluzia (105) e em Madrid (93).

Para os próximos meses, o estudo da DKB prevê uma redução do nível de ocupação dos centros comerciais, o qual continuará a ser afetado, a curto prazo, pelos preços do aluguer, situação que vai estreitar as margens financeiras das empresas proprietárias.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/ec

publicado por adm às 23:34 | comentar | favorito
tags: