O que é que os portugueses mais gostam de comprar?

Apesar de a conjuntura não ser favorável e do poder de compra ter diminuído, há prioridades que se mantêm

Viagens e telemóveis. Eis o que os portugueses mais gostam de consumir. Estes produtos vão continuar a liderar as tendências de compras dos portugueses nos próximos meses.

No primeiro caso, com 26% dos inquiridos pelo Observador Cetelem; no segundo, com 15%. O terceiro lugar vai para a compra de equipamento desportivo (11%), «posição até aqui era ocupada pelos Eletrodomésticos (10%), que estão agora em 4.º lugar», lê-se em comunicado.

Apesar de a conjuntura não ser favorável, com os cortes dos subsídios de férias aos funcionários públicos e pensionistas e de o poder de compra estar longe daquilo que já foi para a maioria dos portugueses, continua a dar-se prioridade à compra de viagens ou de serviços que impliquem lazer. «Aliás, esta tendência é ainda mais acentuada do que em 2011 (26%, + 4 p.p. que no ano transato)». 

E, embora os telemóveis mantenham o segundo lugar, há, no entanto, menos pessoas com esta prioridade de consumo do que no ano passado. Também no que toca aos eletrodomésticos se verificou uma descida, ao contrário do equipamento desportivo, que passou de sexto lugar em 2011 para a terceira posição este ano.

«Entre as intenções de compra futuras menos prováveis encontramos as motos / scooters (2%), os bens imobiliários (2%) e os automóveis (3%), por serem produtos que requerem um grande investimento», adianta o mesmo comunicado. A tendência mantém-se em relação a 2011.

A análise do Observador Cetelem foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre 26 e 27 junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt

publicado por adm às 21:04 | comentar | favorito