EDP vai devolver até 350 euros

Os mais de 100 mil clientes lesados pelas avarias nos contadores bi e tri-horários da luz vão ser compensados já na próxima factura da EDP. Os erros detectados nos equipamentos revelaram desvios que podem atingir, no máximo, os 350 euros.

 

A compensação será feita de forma automática através de crédito na factura, determinou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Em regra, cada cliente só foi afectado por uma avaria, mas pode ter acontecido, em poucos casos, duas avarias. Nessa situação, os clientes têm direito à compensação máxima, ou seja, 348,63 euros. Recorde-se que foram detectados dois tipos de anomalias nos contadores multi-horários da EDP: erros na contabilização na mudança da hora de Verão e problemas em equipamentos de 2007.

A denúncia partiu da Deco e seguiu-se a análise da ERSE, que já tinha detectado irregularidades, e condenou a EDP a devolver 4,1 milhões de euros a 106 mil clientes.

Entretanto, a ERSE vai encomendar uma auditoria independente aos cerca de 870 mil contadores bi e tri-horários instalados em Portugal.

O objectivo é detectar "eventuais anomalias ainda não reportadas", esclarece uma directiva publicada ontem em Diário da República. Além dos equipamentos, vão também ser analisados os procedimentos internos de compra, manutenção, verificação e leitura dos contadores. 

fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/n

publicado por adm às 22:06 | comentar | favorito