Conheça os destinos de férias de políticos e empresários

Políticos, empresários e famosos contam onde vão de férias e quais as melhores que já tiveram.

António José Seguro - Secretário-geral do PS
O líder da oposição vai passar as férias deste ano na Costa Alentejana. As férias em família têm sido sempre "as melhores" da sua vida. "São momentos para estar com a família e com os amigos e para recarregar energias", lembrou António José Seguro.

Rui Rio - Presidente da Câmara do Porto
Rui Rio não vai mudar de destino de férias e no Verão rumará ao Alto Minho, o seu destino de sempre. Sobre as suas melhores férias, o social-democrata não consegue escolher uma "em concreto". "Terão sido as que me apanharam entre os 18 e os vinte e poucos anos", diz.

Marinho e Pinto - Bastonário da OA
Marinho volta este Verão a dar um salto ao outro lado do Atlântico. O bastonário da Ordem dos Advogados todos os anos, em Agosto, visita o Brasil, onde tem família. É na zona de Niterói que aproveita para trabalhar um pouco e reler processos. Já em Portugal, fica uma semana em casa "a descansar, a fazer ‘zapping' e reparações em casa". E depois segue dez dias até às praias do Algarve.

José Luís Pinto Basto - CEO The Edge Group
O gestor já gozou parte das férias deste ano e os 15 dias que lhe sobram vão ser passados no Algarve com os filhos, no ‘resort' Pine Cliffs. Desde o início do ano, Pinto Basto já fez ‘ski' em Méribel e apanhou sol em Marraquexe, tendo também feito uma viagem de carro pela Europa Central, nomeadamente por Viena, Bratislava e Budapeste. O gestor "gosta de alternar" entre viagens urbanas e as do tipo "National Geographic", para conhecer as "maravilhas naturais" do planeta. De entre as várias viagens feitas ao longo dos anos, José Luís Pinto Basto destaca os Açores como a mais completa, "ainda por cima aqui tão perto". No ano passado, o CEO do The Edge Group escalou o Pico (o ponto mais alto de Portugal) com o guia especializado Manuel Leal, no que considera ser "uma experiência obrigatória e acessível a todas as idades". De seguida, passou pela ilha do Faial, onde mergulhou com tubarões, baleias e golfinhos, sempre na companhia do seu grande amigo "e verdadeiro lobo-do-mar", Norberto Serpa. Estas foram umas férias que o marcaram.

Manuel Casal - Sócio da Stivali
O empresário volta este ano a passar férias na sua casa, em Villa Pedra, na Serra do Sicó, que Manuel Casal e o seu sócio [Eckhard Frank] estão a recuperar. Antigamente, passava férias no Sul de França ou na Toscânia. Mas chegou à conclusão que, em Portugal, tem as mesmas condições. As suas férias de sonho foram há mais de 20 anos, nas Ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa.

Cristina Jorge de Carvalho - Arquitecta de interiores
Moçambique foi o destino escolhido para as férias deste ano. A arquitecta vai para a mesma praia onde passava férias em pequena, para mostrar aos seus filhos o país onde nasceu. As suas férias de sonho foram a viagem que fez de barco pelas ilhas eólicas e depois pela costa Amalfitana.

Eduardo Catroga - Presidente do conselho geral e de supervisão da EDP 
Escolheu a sua casa junto à praia da Coelha, no Algarve, para passar as férias de Verão com a família. Já as melhores férias de sempre foram, há quatro anos, com toda a família (filhas, genros e netos). Fizeram safaris no Quénia e Tanzânia e depois foram descansar mais uns dias nas ilhas Quirimbas no Norte de Moçambique.

Alberto da Ponte - Administrador da Heineken
Este ano, Alberto da Ponte vai gozar as suas férias em Portugal, primeiro perto da Golegã, onde a família tem casa, e depois em Sagres no Memmo Baleeira. Campo e mar, passeios, leitura e escrita são as actividades que prefere quando está de férias. As melhores férias são sempre as que passa no Brasil, recorda o gestor. Alberto da Ponte diz que "o segredo é mesmo não fazer nada", com excepção de caminhar, ver novas paisagens, ler e escrever. Mas o gestor admite que, periodicamente, não deixa de ir espreitar o ‘email', para ver como vai "o mundo real". Mas "sem estragar o ‘dolce fare niente'".

João Proença - Secretário-geral da UGT
O dirigente sindical vai passar este ano as suas férias em Pedras d'el Rei, em Tavira. Aliás, é aqui que o secretário-geral da UGT passa as suas férias há cerca de 20 anos, em casa própria. Os atributos da praia são um dos elementos sublinhados pelo dirigente sindical.

Luís Montenegro - Líder parlamentar do PSD
O dirigente do PSD Luís Montenegro, optou por dividir as férias entre o Algarve, Espinho e Trás-os-Montes. Todas elas passadas em família. As férias em Cuba no âmbito da viagem de finalistas da faculdade, onde esteve 16 dias em 1997, foram as que mais o marcaram.

Francisco van Zeller - Empresário
Francisco Van Zeller vai passar as suas férias nos Açores e na Madeira, este ano. Aliás, este destino já é um hábito há alguns anos. Van Zeller destaca a simpatia e amabilidade dos habitantes das ilhas. "No continente, as pessoas são mais bruscas", refere. "As melhores férias foram passadas há uns anos atrás, no Douro, junto de Resende", conta. Durante alguns anos, esse foi também um dos seus destino de eleição.

Roberta Medina - Empresária e produtora de eventos
Nova Iorque e Rio de Janeiro são os destinos de eleição nas férias deste ano de Roberta Medina. Nova Iorque, diz, "para ver as novas peças de teatro que estão em cartaz, passear sem compromisso, visitar galerias". E Rio, onde vai um pouco antes de começar a correria do trabalho. O lema é "aproveitar o Rio como ele merece" e fazer o que não consegue há anos: disfrutar da Prainha, Pedra de Guaratiba, Angra dos Reis, Parati. Diz que Angra dos Reis "é um dos lugares mais bonitos" que conhece com "ilhas incríveis, paradisíacas, e com bons passeios de carro ou barco por perto, como uma visita a Parati". As férias de sonho foram passadas no Resort Nannai em Pernambuco, Brasil que adjectiva de "maravilhoso", com bungalows individuais de frente para o mar, spa". "Faz-nos sentir num oásis", recorda.

Carlos Zorrinho - Líder parlamentar do PS
O bilhete de avião de Carlos Zorrinho tem, este ano, Marrocos no cabeçalho. Por cá, passará por um pequeno monte recuperado pela família perto de Évora e em Avanca, terra da mulher. A vida e a profissão têm-lhe permitido conhecer o mundo, o que torna difícil a escolha do destino preferido: "Muitos locais deixaram-me marcas para sempre, como é o caso de Petra, do Taj Mahal, de Istambul ou de St. Petersburgo. O ambiente de Maceió e das suas praias paradisíacas e ainda pouco exploradas é uma recordação para sempre, que já repeti e me que apetece sempre repetir. Mas se tenho que escolher umas férias então escolho um circuito feito pela Tailândia, em Agosto de 2007, iniciado no bulício infrene de Banguecoque, percorrendo o Norte luxuriante, as rotas da cor e da espiritualidade e terminando nuns mergulhos nas águas cristalinas de Phuket. Foram as férias mais completas, diversas e estimulantes de que me recordo na idade adulta", conta o líder parlamentar socialista.

Paulo Varela - Presidente da Visabeira
O gestor ainda não sabe onde vai passar férias este ano. Será em Portugal, disso tem a certeza. "Neste momento, não vou para o estrangeiro", garante. As suas férias de sonho foram passadas em Moçambique, na ilha de Bazaruto. "É um local magnífico, com uma beleza ainda praticamente intocada", relembra o presidente da Visabeira, que destaca o calor e simpatia dos moçambicanos.

Pinto Monteiro - Procurador-Geral da República
Tal como em anos anteriores, desde que lidera a Procuradoria, Pinto Monteiro vai de férias nos primeiros quinze dias de Agosto. O PGR dividirá o tempo entre "uma casa que tem perto do mar" e uma casa de família na Beira Alta. O PGR destaca duas férias que o marcaram: enquanto adolescente nas Penhas Douradas e, mais tarde, com toda a família na Beira Alta.

Olivier Costa - ‘Chef' de cozinha
O chef Olivier diz que costuma ir para o Algarve todos os anos, e este ano, não será excepção. Diz que as praias, os campos de golfe e os bons restaurantes são "demasiado bons" para resistir numa região onde além de reunir família e amigos ainda consegue tratar de negócios. Reconhecendo a fraca originalidade, ainda para mais em quem "já conheceu vários países", para Olivier o Algarve foi mesmo o palco das suas "férias de sonho" e continua a ser o seu "destino de eleição". Garante que é a Sul do país que passa tempo de qualidade com os seus filhos, se diverte, e claro, dá umas tacadas, nomeadamente no Pine Cliffs Resort, onde fica sempre, pois, aí sente-se  em casa.

José Avillez - ‘Chef' de cozinha
"As férias deste ano serão passadas em família, no Algarve", conta. As férias de sonho, essas "ainda estão por acontecer".

Maria João Bahia - Criadora de jóias
Escolheu a Ilha de Culatra, no Algarve, para as férias de Verão. As férias de sonho da criadora de jóias foram as que passou, há dois anos, com o marido e os filhos a trabalhar numa ONG, a Fundação L. Vida, no Dondo, em Moçambique.

Miguel Júdice - Presidente do Grupo Lágrimas
Uma semana em Israel e uns dias em Moncarrapacho, em Olhão, "naquele Algarve mais tranquilo", é o programa de férias de Júdice. "Faço todos os anos uma viagem de carro com o meu filho e, este ano, calhou Israel", conta o advogado. "A viagem que mais me marcou foi à Índia, há 15 anos. Estive lá três meses. É um país muito antigo, muito exótico, com uma grande beleza. É também um país de grandes contrastes, onde encontra-mos uma enorme pobreza, uma grande decadência... mas, a mim, fascina-me essa decadência", diz recordando a sua viagem de eleição.

Álvaro Leite Siza Vieira - Arquitecto
As "circunstâncias económicas" fazem com que Siza Vieira passe férias em casa.  Com esperança em fazer duas semanas noutro local em Portugal, não esquece as passagens por Nova Iorque, Japão, Itália e Sardenha, mas é das Caraíbas que guarda uma recordação especial. "Vi-me capaz como em criança de viver da Natureza, com a Natureza, para a Natureza", diz.

Susana Feitor - Atleta
A atleta ainda não tem planos, mas admite a hipótese de ir ao Brasil visitar uns amigos. As suas melhores férias, recorda, foram nos finais dos anos 80, com a família, em Paris. Nessa altura, passava dois meses com os primos e amigos, andava de bicicleta "até altas horas". "Era espectacular", diz.

Nuno Magalhães - Líder parlamentar do CDS
O líder da bancada só vai de férias na segunda quinzena de Agosto. Nuno Magalhães optou por fazer férias dentro de fronteiras, numa casa dos sogros, no Algarve. As férias que mais o marcaram, diz, "serão sempre as próximas".

fonte:http://economico.sapo.pt/n

 

publicado por adm às 17:28 | comentar | favorito