Japão: famílias têm uma média de 162 mil euros no banco

As famílias japonesas têm em poupanças uma média de 16,64 milhões de ienes, ou seja, 162,37 mil euros, mais do dobro do salário médio anual do país nipónico, como divulgou esta quarta-feira o Ministério da Administração Interno japonês, citado pela Lusa.

Os dados oficiais japoneses indicam ainda que a média de poupanças das famílias japonesas aumentou 0,4% face ao ano anterior, sendo que o endividamento médio familiar está nos 4,62 milhões de ienes, cerca de 45 mil euros. No entanto, os mesmos dados apontam também para um aumento das desigualdades na taxa de poupança, com dois terços das famílias a poupar menos do que a média.

O banco central do Japão está a tentar estimular o consumo no país, que tem uma população de 128 milhões de pessoas. Com este estímulo, espera-se que haja uma maior dinamização da economia de forma a contribuir para a produção nacional.

Um total de 10,2% das famílias está no topo da pirâmide das poupanças,com 40 milhões de ienes, enquanto, no outro extremo, 11,2% tem menos de um milhão de ienes poupados, de acordo com os mesmos números.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/e

publicado por adm às 22:36 | favorito
tags: